
Turismo de Base Comunitária
A associação tem uma rede de turismo com empreendedores da Ilha.
A Rede Açaí de Turismo de Base Comunitária surge no ano de 2017 da parceria entre MMIB e Ecomuseu da Amazônia, com o objetivo de proporcionar aos pequenos empreendedores e comunidade da ilha uma renda extra e participação ativa em todo o processo da atividade turística, oportunidade para as populações tradicionais possuírem o controle efetivo sobre o seu desenvolvimento, sendo diretamente responsáveis pelo planejamento e gestão das atividades.
Turismo de base comunitária não é um segmento, e sim um modo de fazer turismo. Tem o objetivo de promover um turismo mais justo, que coloque a população local no protagonismo, fazendo que participe de todo o processo da atividade turística.
A ideia é estimular a vivência e o envolvimento com as comunidades locais e o aprendizado de novas atividades, sendo assim o turismo de base comunitária consiste em o visitante contribua de forma positiva para comunidade.

Missão: Desenvolver o Turismo de Base Comunitária na Ilha de Cotijuba para levar renda a localidade e oferecer um turismo mais consciente aos visitantes.
Visão: Ter excelência e ser referência na modalidade de rede comunitária no estado do Pará.
Valores:
CO-criação com a comunidade;
Valorização da comunidade;
Causar o menor impacto negativo na localidade;
Respeito com a cultura e meio ambiente.
Roteiro Vem Viver Cotijuba
Um roteiro que proporciona uma experiência incrível com o patrimônio, cultura e culinária local.
A ilha se destaca pela tranquilidade e pelo rico patrimônio histórico e cultural. Cotijuba sofreu transformações no começo do século XX, quando passou a abrigar a Colônia Reformatória de Cotijuba (CRC) ou Educandário, tinha como finalidade de preparar os meninos e meninas abandonados de Belém e arredores com uma educação técnica profissional. A economia da ilha sustenta-se basicamente da pesca, agricultura subsistência, fruticultura e turismo.
Duração: 2 dias e 1 noite.

